Governança
A prática da governança da Alpek se baseia em três pontos: ética, transparência e respeito para com os clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e todos os seus outros públicos de relacionamento. A empresa tem o compromisso de alinhar os interesses de seus acionistas com ações éticas e competitivas, agregando valor ao seu negócio.
A Alpek Polyester faz parte do grupo Alpek, que possui ações negociadas na Bolsa de Valores Mexicana (BMV) e, por essa razão, precisa divulgar uma vez ao ano o alcance com o qual cumprem o Código de Melhores Práticas Empresariais (CMPC), respondendo a um questionário que está disponível para o público investidor.
Princípios de governança corporativa da Alpek:
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01 O Conselho de Administração é composto por nove membros titulares, sem suplentes. Desses, quatro são diretores independentes, quatro são diretores de ativos relacionados e um é um diretor de ativos independente.
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02 Para o desempenho de suas funções, o Conselho de Administração recebe apoio do Comitê de Auditoria e Práticas Empresariais. Um diretor independente atua como presidente do Comitê.
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03 O Conselho de Administração se reúne a cada três meses. As reuniões do Conselho poderão ser convocadas por acordo do Presidente do Conselho, do Presidente do Comitê de Auditoria e Práticas Empresariais, do Secretário ou de pelo menos 25% de seus membros. Pelo menos uma reunião por ano é dedicada à definição da estratégia de médio e longo prazo da empresa.
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04 Os diretores informam o Presidente de qualquer conflito de interesse que surja e se abstém de participar das deliberações correspondentes.
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05 O Comitê de Auditoria e Práticas Corporativas estuda e emite recomendações ao Conselho em assuntos relacionados a questões de auditoria, como: a seleção e determinação dos honorários do auditor externo, a coordenação com a área de auditoria interna da empresa e o estudo de políticas contábeis, entre outros.
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06 Além disso, o Comitê de Auditoria e Práticas Corporativas apresenta recomendações ao Conselho sobre assuntos relacionados a práticas corporativas, tais como: condições de contratação de executivos de alto nível, pagamentos por sua política de separação e remuneração, entre outros.
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07 A Companhia possui sistemas de controles internos, cujas diretrizes gerais são apresentadas ao Comitê de Auditoria e Práticas Empresariais para sua opinião. Além disso, o gabinete de auditoria externa valida a eficácia do sistema de controlo interno e emite relatórios sobre o mesmo.
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08 O Conselho de Administração conta com a Divisão de Administração e Finanças para os seguintes temas: viabilidade de investimento, posicionamento estratégico da empresa, congruência de políticas de investimento e financiamento e revisão de projetos de investimento. Isso em coordenação com a área de Finanças e Planejamento da empresa controladora, Alfa, S.A.B. de C.V.
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09 A Alpek possui uma área especificamente encarregada de manter sua comunicação com seus acionistas e investidores. O objetivo é garantir que eles tenham as informações financeiras e outros dados necessários para avaliar o progresso que a empresa tem no desenvolvimento de suas atividades. Para essa função, comunicados à imprensa, anúncios de eventos relevantes e conferências telefônicas são usadas para divulgar resultados trimestrais, reuniões de bolsa de valores, páginas da internet, entre outros mecanismos de comunicação.
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10 Alpek promove uma sociedade socialmente responsável, cumprindo as recomendações da sua empresa-mãe, Alfa, S.A.B. de C.V. Tem uma missão, visão e valores, bem como um código de ética que é promovido dentro da organização.
Governança
A prática da governança da Alpek se baseia em três pontos: ética, transparência e respeito para com os clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e todos os seus outros públicos de relacionamento. A empresa tem o compromisso de alinhar os interesses de seus acionistas com ações éticas e competitivas, agregando valor ao seu negócio.
A Alpek Polyester faz parte do grupo Alpek, que possui ações negociadas na Bolsa de Valores Mexicana (BMV) e, por essa razão, precisa divulgar uma vez ao ano o alcance com o qual cumprem o Código de Melhores Práticas Empresariais (CMPC), respondendo a um questionário que está disponível para o público investidor.
Princípios de governança corporativa da Alpek:
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01 O Conselho de Administração é composto por nove membros titulares, sem suplentes. Desses, quatro são diretores independentes, quatro são diretores de ativos relacionados e um é um diretor de ativos independente.
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02 Para o desempenho de suas funções, o Conselho de Administração recebe apoio do Comitê de Auditoria e Práticas Empresariais. Um diretor independente atua como presidente do Comitê.
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03 O Conselho de Administração se reúne a cada três meses. As reuniões do Conselho poderão ser convocadas por acordo do Presidente do Conselho, do Presidente do Comitê de Auditoria e Práticas Empresariais, do Secretário ou de pelo menos 25% de seus membros. Pelo menos uma reunião por ano é dedicada à definição da estratégia de médio e longo prazo da empresa.
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04 Os diretores informam o Presidente de qualquer conflito de interesse que surja e se abstém de participar das deliberações correspondentes.
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05 O Comitê de Auditoria e Práticas Corporativas estuda e emite recomendações ao Conselho em assuntos relacionados a questões de auditoria, como: a seleção e determinação dos honorários do auditor externo, a coordenação com a área de auditoria interna da empresa e o estudo de políticas contábeis, entre outros.
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06 Além disso, o Comitê de Auditoria e Práticas Corporativas apresenta recomendações ao Conselho sobre assuntos relacionados a práticas corporativas, tais como: condições de contratação de executivos de alto nível, pagamentos por sua política de separação e remuneração, entre outros.
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07 A Companhia possui sistemas de controles internos, cujas diretrizes gerais são apresentadas ao Comitê de Auditoria e Práticas Empresariais para sua opinião. Além disso, o gabinete de auditoria externa valida a eficácia do sistema de controlo interno e emite relatórios sobre o mesmo.
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08 O Conselho de Administração conta com a Divisão de Administração e Finanças para os seguintes temas: viabilidade de investimento, posicionamento estratégico da empresa, congruência de políticas de investimento e financiamento e revisão de projetos de investimento. Isso em coordenação com a área de Finanças e Planejamento da empresa controladora, Alfa, S.A.B. de C.V.
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09 A Alpek possui uma área especificamente encarregada de manter sua comunicação com seus acionistas e investidores. O objetivo é garantir que eles tenham as informações financeiras e outros dados necessários para avaliar o progresso que a empresa tem no desenvolvimento de suas atividades. Para essa função, comunicados à imprensa, anúncios de eventos relevantes e conferências telefônicas são usadas para divulgar resultados trimestrais, reuniões de bolsa de valores, páginas da internet, entre outros mecanismos de comunicação.
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10 Alpek promove uma sociedade socialmente responsável, cumprindo as recomendações da sua empresa-mãe, Alfa, S.A.B. de C.V. Tem uma missão, visão e valores, bem como um código de ética que é promovido dentro da organização.
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