-
12.08.25
Alpek Polyester apresenta tecnologia e avanços no PET Talk 2025
Inovação e sustentabilidade estiveram no centro da participação da Alpek Polyester no PET Talk 2025, maior evento da América Latina dedicado à cadeia do PET, promovido pela ABIPET. Representada por Rita Depiatti, da área de assistência técnica, e Irineu Costa Santos, de vendas, a empresa apresentou novidades em reciclagem química e atualizações regulatórias essenciais para o mercado.
Em sua apresentação, Irineu abordou a SPT Technology, patente da matriz mexicana do grupo, que utiliza glicólise para produzir a B90R – resina com até 20% de conteúdo reciclado. Já Rita detalhou os avanços regulatórios, incluindo a RDC 843/2024 da Anvisa e a revisão da norma do Mercosul (GMC 30/07), que viabilizarão a produção de resina reciclada com grau alimentício (food grade).
“Após alguns anos de estudo e trabalho contínuo, foi uma honra participar de um evento tão importante como este, anunciando as novidades da reciclagem química no Brasil e de novos Regulatórios envolvendo a nossa futura resina B90R. Pudemos explicar melhor a linha de tempo e todos os passos que estamos trabalhando a fim de regulamentar esta tecnologia junto à Anvisa e Mercosul. Como foi uma novidade, senti todos muito interessados neste tema tão importante para o mercado e tenho certeza que este produto será um grande sucesso de venda”, disse Rita.
Notícias
-
6 de dezembro de 2021
Companhia renova frota de empilhadeiras ...
Para aumentar a segurança das equipes e reduzir o impacto ambiental, a companhia substituirá as empilhadeiras movidas a gás por máquinas elétricas até o final de dezembro. Apesar de serem adquiridas pela In-Haus, que é o nosso operador logístico, as 14 empilhadeiras foram uma exigência contratual da Logística, para elevar a produtividade de maneira sustentável. Além de prezar pelo cuidado com o meio ambiente e reforçar as questões de segurança no trabalho, os novos equipamentos da marca asiática BYD Auto permitirão a coleta de dados operacionais, o que representará um ganho de experiência para toda a companhia. As empilhadeiras elétricas são eficientes e resistentes à água. Além disso, o uso de uma única bateria de lítio e o seu carregamento rápido reduzem os custos operacionais e aumentam a produtividade. Lourival Rosa, responsável pela Logística, disse que os novos equipamentos são integrados com a “Telemetria”, tecnologia que permite a comunicação de informações de interesse do operador. “A nossa expectativa é ter dados suficientes para promover novas melhorias”, completou. Lourival reforçou ainda a importância para a companhia em manter uma frota livre de combustíveis poluentes. “Com a modernização dessa frota, teremos ainda menos emissão de CO2, uma vez que apenas três empilhadeiras a gás serão mantidas, por necessidades específicas da operação de DTY. Essa é realmente uma questão essencial para a Alpek Polyester”, explicou. As novas empilhadeiras começam na operação no início do mês de dezembro. Júlio Marricchi, integrante da Logística e um dos responsáveis pelo projeto, completou dizendo as equipes serão treinadas de forma gradual para utilizar o novo modelo e que a versão adotada pela companhia também reduz o risco de acidentes. “Nas curvas, por exemplo, a empilhadeira reduz a velocidade, mesmo que haja o comando do condutor para aumentar a velocidade”, destacou. LER MAIS
Ver Mais
Notícias
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Confira nossa política de privacidade clicando aqui.