-
12.08.25
Alpek Polyester apresenta tecnologia e avanços no PET Talk 2025
Inovação e sustentabilidade estiveram no centro da participação da Alpek Polyester no PET Talk 2025, maior evento da América Latina dedicado à cadeia do PET, promovido pela ABIPET. Representada por Rita Depiatti, da área de assistência técnica, e Irineu Costa Santos, de vendas, a empresa apresentou novidades em reciclagem química e atualizações regulatórias essenciais para o mercado.
Em sua apresentação, Irineu abordou a SPT Technology, patente da matriz mexicana do grupo, que utiliza glicólise para produzir a B90R – resina com até 20% de conteúdo reciclado. Já Rita detalhou os avanços regulatórios, incluindo a RDC 843/2024 da Anvisa e a revisão da norma do Mercosul (GMC 30/07), que viabilizarão a produção de resina reciclada com grau alimentício (food grade).
“Após alguns anos de estudo e trabalho contínuo, foi uma honra participar de um evento tão importante como este, anunciando as novidades da reciclagem química no Brasil e de novos Regulatórios envolvendo a nossa futura resina B90R. Pudemos explicar melhor a linha de tempo e todos os passos que estamos trabalhando a fim de regulamentar esta tecnologia junto à Anvisa e Mercosul. Como foi uma novidade, senti todos muito interessados neste tema tão importante para o mercado e tenho certeza que este produto será um grande sucesso de venda”, disse Rita.
Notícias
-
14 de junho de 2022
Alpek Polyester amplia mercado com aquis...
A Alpek Polyester oficializou a aquisição da OCTAL Holding SAOC e suas subsidiárias, em 1º de junho, consolidando mais uma importante expansão para a organização. A aquisição da OCTAL estabelece a primeira capacidade de produção da companhia no Oriente Médio, permitindo a ampliação de novos mercados, como chapas de PET, e o aumento da oferta de resina PET para clientes e mercados estratégicos. A adição das operações da OCTAL expandirá a capacidade mundial total da Alpek Polyester (PET, rPET, PTA e Fibras) para mais de 7 milhões de toneladas, em 9 países e 28 locais, com mais de 4 mil talentos. A OCTAL é o fornecedor líder global de chapas PET monocamada com tecnologia proprietária de última geração e desfruta da melhor qualidade e custos da classe. Além disso, é uma grande produtora de resina PET em uma localização estratégica. Assim como a Resina PET, a Chapa PET produzida pela OCTAL é totalmente reciclável e oferece benefícios significativos aos clientes em termos de valor. Para Jorge Young, presidente da Alpek Polyester, a chegada dos mais de 800 integrantes da OCTAL fortalece a organização: “Acreditamos que nosso maior patrimônio são os nossos integrantes, e eles são os alicerces para um futuro de sucesso”. Young assumiu o cargo de CEO interino da OCTAL até que o processo de transição seja concluído: “Estamos entusiasmados em combinar esforços, identificar sinergias e aprender uns com os outros no negócio de Resinas PET líder no mercado, bem como no mercado de chapas PET em rápido crescimento e sua posição de liderança que a OCTAL traz. Estou confiante de que grandes oportunidades estão por vir para todos”. Conheça um pouco da estrutura da nova empresa da Alpek Polyester: A aquisição da OCTAL inclui os seguintes locais de fabricação: • Salalah, Oman – Operações de Folhas PET e Resinas PET • Riyadh, Saudi Arabia – Operações de Embalagens Termoformadoras PET • Cincinnati, Ohio, United States – Operações de Chapas PET E escritórios Corporativo e de Marketing localizados em: • Muscat, Oman • Dubai, United Arab Emirates • Plano, Texas, United States LER MAIS -
14 de junho de 2022
Alpek Polyester do Brasil apoia a campan...
O Brasil ainda tem um número baixo de pessoas que realizam doações de sangue voluntárias e de forma constante. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), um país deve ter de 3% a 5% de doadores em relação ao total da população. No Brasil, no entanto, esse percentual é menor que 2%, de acordo com dados de 2021 divulgados pelo Ministério da Saúde. A campanha Junho Vermelho, que acontece desde 2005, fomenta a doação de sangue nacionalmente, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho. A companhia apoia a causa e aposta em ações de conscientização durante este mês, a fim de incentivar integrantes e prestadores de serviço a praticarem esse gesto de solidariedade. De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco - Hemope, a pessoa deve ter entre 18 e 60 anos, pesar acima de 50kg e ter boa saúde. Os menores de idade entre 16 e 17 anos, poderão doar acompanhados dos pais ou um responsável legal, devidamente comprovado. Homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses. No ano passado, o Senado aprovou o projeto de lei PL 2.353/2021, que proíbe a discriminação de doadores de sangue com base na orientação sexual. Mariana Alves, responsável pela Saúde Ocupacional, lembrou que as pessoas com sintomas gripais deverão agendar a doação para outro momento e que o procedimento no Hemocentro é relativamente rápido. “O tempo para realizar uma doação, leva no mínimo 1 hora e 30 minutos em condições normais, levando em consideração o tempo de fazer o cadastramento e ser liberado após o lanche. Após a doação de sangue é recomendado repouso”, explica ela. Para facilitar, as doações podem ser feitas aos sábados. “É importante que os doadores da empresa planejem essa saída previamente com o líder imediato, uma vez que não poderão trabalhar após a doação”, reforça Diego Vilela, responsável pelo RH. O engajamento nesta iniciativa salva vidas, sendo fundamental para o funcionamento de unidades de saúde e hospitais das redes pública e privada de todo o país, pois uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, a exemplo da anemia falciforme e câncer. Manoel Narciso, integrante da área de Facilities, lembra que já foi doar para um familiar que estava internado. “Eu sou um doador e me sinto bem ajudando”, afirma. Já Raphael Batista Garret, integrante da Logística, faz doação de sangue regularmente, há mais de uma década. “É uma forma de ajudar ao próximo, sem saber quem vai receber”, diz ele. Clique aqui para conferir os locais e os horários do Hemocentro de Pernambuco Clique aqui para conferir os locais e horários dos Hemocentros de Campinas e Região LER MAIS
Ver Mais
Notícias
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Confira nossa política de privacidade clicando aqui.