-
07.08.25
Alpek Polyester reforça prevenção de acidentes
No dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, uma data que convida empresas e colaboradores de todo o país a refletirem sobre a importância de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Na Alpek Polyester, esse compromisso é um valor, e, para reforçá-lo, a empresa promoveu uma ação especial voltada ao tema.
Colaboradores participaram de webinar sobre com o tema Quase Acidentes, conduzido pela área de SMS. A ideia foi lançar luz sobre situações que quase resultaram em acidentes, mas que, mesmo sem causar danos, são indicativos importantes de riscos presentes no ambiente de trabalho.
Apesar de muitas vezes passarem despercebidos, os quase acidentes são tão importantes quanto os acidentes registrados. Eles revelam fragilidades e comportamentos que precisam ser revistos e corrigidos. Na Alpek Polyester, prevenir é agir antes que o problema aconteça. Reconhecer esses sinais é um passo essencial.
Para aprofundar esse tema, Ricardo Venâncio, responsável pela área de QSMS da Alpek Polyester, que reforça o valor de adotar uma postura proativa e de construir uma cultura de cuidado mútuo.
- Qual a mensagem que esta data nos traz?
O objetivo da data é lembrar dos acidentes de trabalho. Eu sempre digo que quem passa por um acidente não esquece, mas os outros sim.
Muitas vezes surgem dúvidas sobre porque um procedimento ou norma tem determinada exigência – e a resposta está em eventos do passado. As regras existem para prevenir novos acidentes.- Por que o “quase acidente” é um sinal de alerta?
Porque ele tem todas as causas de um acidente mais grave. A única diferença foi o resultado. Ou seja, é uma fonte riquíssima de informações para evitar novas ocorrências. E não podemos ignorar isso.
- Como nossos colaboradores podem manter um comportamento seguro – seja na operação ou no administrativo?
Através da análise de riscos. Pode parecer algo complicado, mas não é.
Fazemos isso naturalmente em situações do dia a dia — como quando cuidamos de uma criança para que ela não se machuque ao dar os primeiros passos. A análise de risco, quando se torna um hábito, passa a ser parte da nossa rotina.- Qual a principal mensagem de segurança que deve fazer parte do dia a dia na Alpek?
Cuide de você. E cuide dos outros. Essa é a essência da segurança interdependente e é isso que buscamos construir todos os dias na Alpek Polyester.
Notícias
-
16 de agosto de 2022
Alpek Polyester aposta nos aprendizes pa...
A Alpek Polyester do Brasil contribui para a inserção de jovens pernambucanos no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz, iniciativa voltada para a preparação e inserção desse público no mercado de trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000). Além de promover a formação de uma mão de obra especializada, a iniciativa garante rentabilidade e direitos previdenciários - por um período de 15 meses - para todos os participantes. Atualmente, a companhia conta com 14 jovens, que vão atuar in loco até agosto de 2023, nas áreas de operação de PTA e PET. Em parceria com a Operação, a área de Desenvolvimento e Treinamento criou um Programa de Aprendizagem Industrial, com módulos de treinamento que permite conhecer mais a fundo o negócio. “Os aprendizes selecionados têm a oportunidade de conhecer e vivenciar algumas práticas industriais”, explicou Ana Raquel Oliveira, responsável pelo programa. A seleção desse público é bem específica, visto que há um compromisso social da companhia com a comunidade. “Com boa oportunidade profissional é possível transformar a realidade de muitas famílias”, declara. É o caso da aprendiz Clara de Santana. Filha de pescadores da Praia de Suape, a jovem soube da vaga através das redes sociais do IEL. Técnica em química, ela está ampliando a formação com um curso superior no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Ipojuca de olho nas oportunidades profissionais na região. “Meus pais apostaram muito em mim e na minha irmã, que é técnica em enfermagem. Eles nos deram tudo que não tiveram e, por isso, sabemos aproveitar as oportunidades”, disse a jovem de 21 anos que está em sua primeira experiência profissional. Wendel de Andrade está adorando a experiência. Técnico em química, ele já tinha passado por pequenos laboratórios, mas nunca tinha atuado numa indústria como a Alpek Polyester. “Além de aperfeiçoar o meu conhecimento prático, aqui estou tendo a oportunidade de aprender sobre a importância de manter um comportamento seguro, visto que muitos ensinamentos são focados em segurança e estão influenciando não só a minha forma de agir no trabalho, mas minha vida”, disse o jovem de 21 anos, morador do Cabo de Santo Agostinho. Wendel vive com os pais e dois irmãos e diz que o valor da bolsa tem sido uma grande ajuda. "É fundamental para o seu crescimento profissional, pois possibilita que eu possa investir na minha formação e ainda ter tempo para estudar". COMO PARTICIPAR? Para concorrer a uma vaga de aprendiz na Alpek Polyester, é necessário ter o perfil do programa e estar inscrito no Instituto Euvaldo Lodi – Pernambuco (IEL) ou na Espro. Após a inscrição, a pessoa receberá alertas com as vagas voltadas para o perfil desejado. A jornada de trabalho é de seis horas diárias, no contra turno dos estudos. Acesse: https://www.ielpe.org.br ou https://www.espro.org.br/. LER MAIS -
15 de agosto de 2022
Companhia incentiva a campanha Agosto Li...
Segundo da Organização Mundial de Saúde (OMS), ao longo da vida, uma em cada três mulheres no mundo - cerca de 736 milhões de pessoas -, é submetida à violência física ou sexual por parte de seu parceiro ou um não parceiro. A violência - em todas as suas formas - pode ter um impacto na saúde e no bem-estar de uma mulher pelo resto da vida - mesmo muito depois de a violência ter acabado. Por isso, todos os anos, o Agosto Lilás é uma forma de lembrar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha. A campanha também busca sensibilizar a sociedade sobre o tema e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em todos os estados, a exemplo do Ligue 180. Um serviço importante - disponível em todo o território nacional -, que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. A central registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes de cada estado, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A OMS e parceiros alertam que a pandemia de COVID-19 aumentou a exposição das mulheres à violência em razão de medidas como lockdowns e interrupções de serviços essenciais. Por isso, é tão importante a promoção de campanhas de conscientização e sensibilização da sociedade sobre o tema. A prevenção da violência exige, principalmente, o enfrentamento das desigualdades econômicas e sociais, garantindo o acesso à educação e ao trabalho seguro. Faça parte dessa campanha e, em caso de violência contra a mulher, denuncie! LER MAIS
Ver Mais
Notícias
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Usamos cookies e métodos semelhantes para reconhecer os visitantes e lembrar suas preferências. Ao escolher "CONCORDO", você concorda com o uso de todos os métodos por nós e por terceiros. Confira nossa política de privacidade clicando aqui.